Compressor de pelotas de minério
O problema
As Pelotas de minério de ferro são um insumo muito utilizado na fabricação do aço. Elas são produzidas com uma tecnologia de processamento térmico que utiliza os finos gerados durante a extração do minério, que antes eram reservados por não terem aplicação direta na siderurgia. A essa tecnologia de produção se dá o nome de pelotização. Entretanto, antes da passagem deste insumo pelo processo de redução é necessário mensurar algumas características, como por exemplo sua resistência mecânica, para que não ocorra qualquer ruptura na pelota durante o processo.
Dessa forma, para a devida avaliação da resistência mecânica da pelota, é necessário a realização de alguns testes com o material, como por exemplo o teste de compressão, que é regido pela norma ISO 4700. Contudo, este teste é realizado atualmente com bastante interferência humana, sendo o operador responsável por posicionar a pelota na máquina e acionar o compressor, repetindo o mesmo processo para cada pelota que se deseja testar, além disso, ao fim de cada compressão é necessário anotar a força que a pelota suportou e sua deformação até a ruptura para que seja gerado um relatório personalizado de forma manual com os dados de cada pelota. Assim, o procedimento atual tem alta interferência humana o que pode provocar erros durante a execução.
Resultados
Foi construído um compressor de pelotas com capacidade para 20 pelotas simultaneamente. São empregadas técnicas avançadas de visão computacional e sensoriamento para a detecção de rompimento das pelotas.